O Brasil e a Itália reforçaram a cooperação e parceria na área de inovação e tecnologia durante um seminário sobre IA (inteligência artificial), que ocorreu em Brasília na sexta-feira (28). Os italianos, que são referência no desenvolvimento de supercomputadores voltados a essa tecnologia, estreitaram os laços com o governo e trouxeram colaborações que devem ser implementadas nas ações do plano brasileiro de IA.
“O tema é uma prioridade para o Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação e para outros órgãos do governo e, posso dizer, também para muitos outros países. Abre-se, portanto, uma ampla perspectiva de colaboração não apenas com a Itália, mas também com outros países da União Europeia e, obviamente, com os próprios estados brasileiros. É, ao mesmo tempo, uma grande oportunidade para nós, e as contribuições apresentadas serão implementadas nas ações do plano brasileiro de IA”, disse o Secretário do Ministério da Ciência, Henrique Miguel.
Na ocasião, representantes da pasta apontaram, ainda, investimentos de R$ 23 bilhões para Plano Nacional de Inteligência Artificial 2024–2028. Segundo uma pesquisa do Centro de Gestão e Estudos Estratégicos, ligado ao ministério, o Brasil conta com 144 unidades de pesquisa relacionadas à inteligência artificial, colocando o país na 15ª posição no rankingmundial de publicações acadêmicas na área.
O Seminário Ítalo-Brasileiro sobre Políticas de Inteligência Artificial foi promovido em parceria com o Consecti (Conselho Nacional de Secretários Estaduais para Assuntos de Ciência, Tecnologia e Inovação).
Durante o evento, o conselho também realizou uma reunião para a eleição da presidência, além de celebrar 20 anos de atuação no fortalecimento da ciência e tecnologia nos estados brasileiros. Ao final da reunião, foi decidido que o atual Presidente, Sílvio Bulhões, ficará na liderança do Consecti para um novo mandato.
Fonte: R7 https://noticias.r7.com/brasilia/brasil-e-italia-avancam-na-cooperacao-sobre-politicas-de-inteligencia-artificial-31032025/