São Paulo, 17 de novembro de 2017

  Blogs | SUCESU-SP cria Comitê de Estudos sobre Recursos Humanos

Publicado por: Fernando Nassif
Categoria: Gestão de Pessoas, Treinamento & Capacitação

A área de Recursos Humanos, historicamente, sempre teve como foco principal processos burocráticos que visavam ordenar o período de permanência do trabalhador na empresa, registrando aspectos legais e alguma movimentação funcional.

A partir dos anos 60, com o forte processo de industrialização do país, outras práticas e teorias que já vinham sendo testadas em países mais avançados começaram a aportar por aqui, e muitas foram aprimoradas e ainda estão aí, sendo aplicadas nas organizações, entretanto sem mudar, fortemente, as características operacionais e estratégicas da área.

A partir da década de 70 começaram a ser implementados conceitos e técnicas de liderança e foco nas pessoas, que basicamente persistem até hoje, passando pela discussão de trabalho em equipe, competências e chegando até os conceitos de coaching e mentoring. Fazendo o recorte específico sobre coaching, hoje temos uma verdadeira proliferação dessa certificação, introduzindo centenas de profissionais no mercado de trabalho com essa expertise.

Entretanto, nada disso, com raras exceções, tem sido capaz de trazer à área uma visão inovadora, capaz de sair de seu lugar comum para uma gestão calcada no binômio tecnologia/estratégia. É o fazer mais do mesmo e esperar resultados diferentes.

Para uma gestão inovadora a área de recursos humanos precisa incorporar os avanços tecnológicos que são muitos e estão, cada vez mais, à disposição dos seus profissionais. Não é mais papel da área de TI das organizações, das planilhas de excel e dos sistemas engessados de folha de pagamento e seleção apoiarem os principais processos de recursos humanos. Hoje, há tecnologia disponível para mudanças radicais e incrementais que permitam uma nova visão, trazendo resultados e soluções que venham ao encontro do desejo das organizações e de seus profissionais.

O Comitê pertinente à Gestão de Pessoas da SUCESU-SP, abordará o estudo de processos inovadores na gestão de recursos humanos tendo como base a utilização de tecnologia e a adoção de novas estratégias organizacionais.

Os interessados em fazer parte deste fórum de discussões, deverão encaminhar e-mail para mvasco@sucesusp.org.br, manifestando o seu desejo de adesão, para que possamos transmitir mais informações sobre o funcionamento do grupo e formas de participação. O Comitê terá como facilitador José Fernando Nassif. 

  Últimos Blogs