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Brasileiro é reconhecido como pioneiro mundial em Conectividade Veicular

São Paulo, Brasil — Muito antes de a General Motors lançar o sistema OnStar em 1996, considerado internacionalmente um dos marcos da conectividade automotiva, o pesquisador Carlos Robercio Pereira já havia desenvolvido no Brasil uma tecnologia inovadora que se tornou um dos primeiros sistemas de conectividade veicular do mundo.

Em 02 de fevereiro de 1987, Robercio depositou junto ao INPI (Instituto Nacional da Propriedade Industrial) o pedido de patente PI8700599-9, intitulado “Sistema Eletrônico de Identificação Automática de Veículos Automotores”. A invenção previa a integração de recursos eletrônicos para captação, geração e transmissão de informações sobre o veículo — conceito hoje conhecido como V2X (Vehicle-to-Everything).

O primeiro reconhecimento do pioneirismo veio já em 1993, quando o sistema conquistou o Primeiro Prêmio no concurso de tecnologia promovido pela SUCESUSP e PRODESP, durante a COMDEX South America 93, considerada a mais importante feira e congresso internacional de tecnologia que reunia as maiores inovações da época.

“A minha visão, ainda nos anos 1980, era que o automóvel não deveria ser apenas um meio de transporte, mas também um dispositivo de informação conectado. Essa ideia se consolidou como base do que hoje conhecemos como conectividade veicular e cidades inteligentes”, explica Robercio Pereira.

Com esse marco histórico, o Brasil se coloca entre os pioneiros globais na evolução da conectividade automotiva, destacando-se dez anos antes da chegada do OnStar ao mercado.

Sobre Robercio Pereira

Inventor brasileiro, titular da patente PI8700599-9 (1987) e da patente PI0700393-5 (2007), ambas relacionadas à conectividade automotiva. Atua como pesquisador independente e tem como missão impulsionar soluções de mobilidade inteligente e cidades conectadas.